Por Aline Barros • 18/09/2023 • 17h08
Leia a base bíblica em Lucas 5:1-10.
1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.
2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.
3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.
4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca".
5 Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".
6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.
7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.
8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! "
9 Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito,
10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens".
Jesus ordenou que Pedro fosse com o barco para o fundo, pois o tamanho do milagre que Jesus queria fazer era grande demais e Pedro nem poderia imaginar.
A quantidade de peixes que Jesus queria depositar nas redes de Pedro não caberia no raso. Por isso, Pedro tinha que ir para o fundo com o barco. Em algumas situações em nossas vidas, Deus quer nos levar mais longe para nos preparar para receber da sua abundância. Por isso, muitas vezes, oramos, e a resposta parece demorada. O que Jesus tem para nós vai muito além da lógica humana.
Pedro poderia estar pensando ou se perguntando por que Jesus queria levá-lo para o fundo. Certamente, ele não entendeu nada, porque havia pescado a noite inteira sem pegar um peixe. Então, ele está frustrado e desencorajado. Naturalmente, o pedido de Jesus seria um absurdo, se pensarmos na lógica humana.
Um barco com Jesus se torna abundante. Assim também uma vida com Jesus se torna abundante. Existem princípios nesse texto:
Eles pediram ajuda. Aprendemos que Deus quer te encher para que você encha outros também.
O sucesso do barco é estar com Jesus. O barco de Pedro tinha Jesus.
Barco vazio não inspira ninguém.
Tudo o que você faz para Deus ou para alguém voltará para você numa medida muito maior. É bom estar perto de quem pode te encher, te influenciar. Ande com quem te inspira.
Deus está trazendo as tuas bênçãos, mas elas nunca poderão estar à tua frente, porque à tua frente estará sempre o Senhor Jesus!