Sarmento assume a cadeira de André Fermino (PP).
Por Redação Mantaro | 22/04/2024 • 13h36
Dr. Izaias Sarmento em sua estreia na câmara municipal — Foto: Jackson Andrade/Mantaro
Izaias Fortunato Sarmento, o Dr. Izaias Sarmento (PSDB), tomou posse nesta segunda-feira (22) como vereador da Câmara Municipal de Birigui (SP). Ele assumiu a cadeira de André Fermino (PP), que por ser o denunciante do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos), é impedido de votar o relatório da CP (Comissão Processante).
Dr. Izaias, que é o segundo suplente, estreou no legislativo após ter sido o trigésimo candidato mais votado na última eleição municipal de 2020, com 467 votos. Ligado à Assembleia de Deus - Ministério do Belém (IEADBIR), é presbítero e integrante do departamento jurídico da igreja. Advogado de profissão, casado e pai de uma filha, Sarmento se viu diante de um desafio significativo: participar da votação de um relatório que investigava o prefeito Leandro Maffeis pelo uso indevido de placas oficiais do município.
A sessão extraordinária resultou na aprovação do relatório pela grande maioria, com 14 votos a favor e apenas um contrário, levando à segunda cassação do mandato do prefeito em menos de um mês. A participação decisiva de Sarmento, mesmo que por apenas um dia, foi crucial no desenrolar deste episódio político, marcando sua passagem pelo legislativo com uma nota de assertividade e responsabilidade.
Com a cassação de Maffeis, que deverá ser publicada no Diário Oficial, o presidente da Câmara, André Fermino, deve assumir a Prefeitura e Sarmento continuar na vereança.
Maffeis pode recorrer à Justiça comum.